Macarrão de Panela de Pressão com Carne

macarrao de panela de pressao com carne
Vamos direto ao ponto: estou aqui para lhe dizer que macarrão com molho de carne na panela de pressão não é nada menos que uma mudança de vida – e a melhor coisa a sair da sua cozinha este ano. Mas eu sei o que você está pensando: macarrão instantâneo? As panelas de pressão são ótimas para coisas como quebrar rapidamente cortes difíceis de carne, mas algo tão simples e clássico quanto a massa (que já é bastante fácil de fazer) parece ser melhor deixá-la no fogão. O macarrão de panela de pressão é muito mais fácil, mais rápido e, sem dúvida, mais saboroso do que a versão que você faz no fogão. É quase inteiramente sem controle; não há agitação constante ou espera que uma panela grande de água ferva. Em vez disso, depois de dourar rapidamente a carne diretamente da panela de pressão, você simplesmente jogará os ingredientes, um pouco de água e o espaguete seco. Em cerca de 20 minutos de cozimento, a mágica real acontece: a carne fica macia e a massa empresta seu amido ao molho, tornando a versão mais luxuosa deste clássico da noite da semana entre família e amigos, que você jamais sonhou. Honestamente? Você provavelmente não irá preparar mais macarrão de outra maneira. Há vários benefícios em fazer macarrão na panela de pressão. Em vez de sujar outra panela para ferver o macarrão, tanto o macarrão quanto a água são despejados diretamente na panela. Você cozinhará tudo em alta por poucos minutos e, após uma rápida liberação de pressão, terá um pote de macarrão perfeitamente al dente em um molho de carne muito sedoso.

Dicas para sua receita ser infalível

  • Raspe sempre o fundo da panela depois de dourar a carne. O objetivo aqui é evitar receber um aviso de QUEIMADURA da sua panela, então você vai querer dourar a carne, adicionar um pouco de água à panela e raspar, raspar, raspar antes de adicionar a água.
  • Camada de água sob e sobre o macarrão. Para cozinhar o macarrão uniformemente, verifique se há água (ou, no nosso caso, molho) embaixo e sobre o macarrão. Você pode “lavar” o pote de molho com água e despejar sobre o macarrão para evitar desperdícios, mas fique à vontade para pular isso se estiver usando molho caseiro.
  • Resista ao desejo de mexer após a adição da massa. Assim que você colocar a massa na panela e a água, coloque a tampa. Você pode dar um leve empurrão na massa, mas não mexa, o que resultará em uma massa grudenta.

Ingredientes

  • Uma colher de sopa de azeite
  • Meio quilo de carne moída
  • Uma colher de chá de caldo de carne
  • Uma colher de chá de pó de cebola ou meia cebola picada
  • Meia colher de chá de pó de alho ou quatro dentes de alho
  • Duas xícaras de água
  • Molho de macarrão à base de tomate
  • Duzentos e cinquenta gramas de espaguete seco
  • Queijo parmesão ralado, para servir

Modo de preparo

Refogue a carne. Ligue uma panela de pressão elétrica para refogar. Depois de aquecido, adicione o azeite e a carne. Divida a carne em pedaços grandes com uma colher de pau e tempere com sal, cebola em pó e alho em pó. Cozinhe, mexendo e quebrando a carne em pedaços cada vez menores, até ficarem cozidos e não mais rosados, cerca de 5 minutos. Adicione 1/2 xícara de água e depois o molho. Raspe o fundo da panela para remover qualquer pedaço preso. Quebre o espaguete ao meio e mergulhe na panela em uma ou duas camadas sobre a mistura de carne moída. Não mexa a partir deste ponto. Adicione a água restante, mas não mexa. Enxágüe o recipiente de molho de macarrão com as restantes das xícaras de água e despeje a água na panela, sobre a massa. Coloque a panela de pressão em fogo alto por quinze minutos. O fogão deve levar entre 10 e 12 minutos para aumentar a pressão. Após esse tipo, use uma liberação rápida para liberar a pressão e mexa. Abra a válvula de liberação de pressão assim que o tempo de cozimento de 8 minutos terminar, misture o espaguete ao molho. Desligue a panela de pressão e sirva imediatamente com uma enxurrada de queijo parmesão ralado.