Biscoito de Polvilho Fácil e Rápido

biscoito de polvilho facil e rapido

Conhecidos como biscoito de polvilho e também por alguns outros nomes engraçados, como biscoito de ventobiscoito voador e biscoito globo, esse famoso biscoito em terras brasileiras é originário do sudeste de Minas Gerais.

Sim, esse biscoito possui história, como basicamente toda receita da culinária brasileiro. Nesse caso, ele remonta do período colonial (século XVIII) e eram servidos aos proprietários das plantações juntamente com queijo e café no café da tarde. Com o tempo, o biscoito de polvilho adquiriu diferentes variações de forma (anéis, paus ou esferas), tamanho (tamanho pequeno e regular), métodos de cozimento (frito ou assado, como o nosso), além de alguns ingredientes (alguns adicionam queijo e / ou erva-doce à massa).

Tradicionalmente, são feitos com amido de tapioca azedo (a farinha de tapioca pode ser usada como substituto), ovos, leite, óleo vegetal e sal. E, ainda assim, são tão populares no Brasil e estão disponíveis em supermercados e até em vendedores ambulantes de alimentos na praia ou em meios de condução como ônibus, metrô e trem. Vale D’ouro e Panificação Mandarinho são duas marcas muito famosas que fabricam esse delicioso biscoito assado.

As principais diferenças entre a versão de queijo desses biscoitos de tapioca e o tradicional pão de queijo estão basicamente na forma e no fato de que alguns gostam de adicionar erva-doce à massa. No entanto, se você não for fã de erva-doce, você pode estar trocando ele pelo alecrim para dar sabor ao seu biscoito de polvilho.

Sim, eles são um ótimo lanche, mas também podem ser um ótimo substituto para biscoitos ou outros pães na mesa. Nesse caso, você pode servi-los com caipirinha.

Agora vamos para a receita do nosso biscoito de polvilho, super fácil e simples de ser feita! Essa receita gera em torno de vinte unidades de biscoitos em formato de palitos. Vamos lá!

Ingredientes

  • Quatro xícaras de farinha de tapioca (farinha de mandioca)
  • Meia xícara de queijo parmesão ralado
  • Meia xícara de leite integral
  • Meia xícara de óleo vegetal
  • Meia colher de sopa + uma colher de chá de sal
  • Meia colher de sopa de alecrim fresco picado (opcional)
  • Três ovos grandes (em temperatura ambiente)

Modo de preparo

Em uma tigela grande e resistente ao calor, junte a farinha de tapioca e o queijo parmesão até misturar; então reserve.

Em uma panela pequena, junte o leite, o óleo, o sal e o alecrim picado e deixe ferver. Retire do fogo e despeje a mistura líquida quente sobre a mistura de farinha, mexendo bem com uma colher de pau até misturar. A mistura ficará irregular. Adicione os ovos de um lado da tigela, quebre-os com um garfo e mexa rapidamente. El

Em seguida, usando as mãos, misture-as com a mistura de farinha irregular até obter uma massa homogênea, cerca de quatro minutos. Pré-aqueça o forno em temperatura alta. Forre duas a três assadeiras com papel manteiga e reserve.

Unte levemente as mãos com uma gota de óleo vegetal. Usando uma colher de sopa como medida, coloque duas colheres de sopa de massa nas mãos, molde-as em bolas e enrole-as em palitos, de 2 polegadas (mini palito de pão) a 4 polegadas de comprimento cada (palito médio). Arrume-os nas assadeiras forradas, deixando um espaço (1 a 2 polegadas) entre eles.

Asse por cerca de 13 a 15 minutos, ou até os palitos de tapioca ficarem inchados e levemente dourados por cima. O rendimento varia de acordo com o tamanho dos palitos de biscoito de polvilho. Dependendo do tamanho pode render de vinte à quarenta e cindo palitos.

Sirva ainda quente, acompanhado de café, chá ou qualquer outra bebida de sua escolha. Se desejar, você pode passar um pouco de manteiga derretida sobre as palitos de polvilho e se deliciar.

O formato não importa

Quando se trata do formato do biscoito de polvilho, não existe uma regra para ele ser feito. Nós ensinamos aqui nessa receita o formato de palito, porém, você também pode estar fazendo em formato de roscas ou como você achar melhor.

Alecrim é opcional

Outra coisa também a ser acentuada é que o alecrim (ou até mesmo a erva-doce) são ingredientes totalmente opcionais. Prova disso, é que a maioria dos biscoitos de polvilho que são comprados ou produzidos de forma Industrial não possuem esses condimentos.

Se a sua preferência for pelo biscoito de polvilho tradicional, sem nenhuma adição de especiaria, você pode estar tirando esse item na receita, fazendo-a normalmente enquanto segue todos os passos.